Imagem capa - Maquiagem perfeita para noivas e outros segredos com Renata Trajano por Sebastian Herrera
Bride

Maquiagem perfeita para noivas e outros segredos com Renata Trajano


Um dos detalhes mais importantes nos preparativos para um casamento é a maquiagem da noiva. A escolha de um bom profissional, dos produtos e das referências são de extrema importância para criar o visual do grande dia. Para falar sobre esse assunto, convidei a maquiadora Renata Trajano.   Formada em Moda, Renata teve, ainda na faculdade, sua primeira experiência profissional na área de maquiagem, durante o evento  Minas Trend Preview. No evento  maquiou modelos e “debutou” em grande estilo na experiência s de destaque do mundo da moda no Brasil.  Trabalhou em um dos salões mais famosos de Belo Horizonte, onde reforçou sua bagagem como maquiadora profissional, e há um ano montou seu próprio ateliê, totalmente especializado em noivas.  Na entrevista de hoje, Renata responde as principais dúvidas e dá dicas de como conseguir a maquiagem perfeita para um dos dias mais importantes para muitas mulheres!


Um pouco da trajetória da Renata, os começos, inspiração e o futuro de uma das melhores artistas do Make Up da atualidade.  


Renata Trajano fala sobre os maiores pesadelos das noivas e sobre como escolher os melhores profissionais, além de dar muitas dicas para a maquiagem perfeita para o grande dia!



As 9 dicas para as noivas


- Como escolher o profissional de maquiagem?

                O mais importante, para mim, é você conversar com o profissional para saber se ele vai conseguir te entregar aquilo que você quer. Não adianta você gostar das fotos, mas conversar com o profissional e não ter uma conexão com a pessoa. Eu acho que todos os profissionais de casamento devem ser muito bem escolhidos pela noiva, porque é um dia muito especial. Então, o profissional tem que querer dar o melhor dele. Eu acho muito importante essa conexão. Acho importante a noiva ter uma reunião com todos os fornecedores e ter certeza de que o profissional vai entregar o melhor trabalho possível.


- Depois que você foi  contratada, como você planeja tecnicamente a maquiagem?

                      A parte técnica normalmente eu peço para a noiva ver no Pinterest. Pode ser trabalho de outras pessoas, outros maquiadores, pra escolher qual referência ela gosta mais. Nós vamos dar uma olhada no vestido dela, vamos ver a tiara, os brincos, e no dia do teste nós vamos coletar tudo que ela gostou e vamos conversar sobre isso. É importante também a noiva trazer referências que tenham a ver com o biótipo dela.


- O que é importante na maquiagem das noivas que se casam com luz natural do dia ?

                      Para o dia eu recomendo uma maquiagem mais leve. Olhos bem esfumados com marrom, sem muito preto, sem muita marcação e com cílios mais levinhos. A pele precisa ser feita de forma que quem olhar a noiva consiga ver por baixo da base a textura da pele, a pessoa não pode olhar e ver a maquiagem. Tem que ser uma pele de verdade, uma pele que pareça que é sua. E a gente consegue fazer uma pele linda com menos acúmulo de produto e com um acabamento mais suave. Então a pele tem que ser mais fresh, mais iluminada, mais natural. E a boca tem que ser rosada: salmão, pêssego, também uma boca mais levinha. Agora, depende muito do estilo da noiva também, de qual é o sonho dela. Eu já tive noivas que gostam de batom vermelho, que a marca registrada delas é o batom vermelho, então elas querem usar no dia. E não tem problema nenhum! O que a gente vai fazer é deixar o olho ainda mais leve pra ressaltar a boca, isso tudo é conversado. Mas eu sugiro que a maquiagem do dia seja mais suave.



-Teria algumas dicas para noivas que se casam durante a noite ?

                  A maquiagem da noite pode ser um pouquinho mais marcada. Nós vamos usar um marrom mais escuro, um pouco de preto, cílios mais volumosos e pode deixar a pele um pouco mais marcada. Como a luz de noite é um pouco mais baixa, as pessoas não vão ver tanto os seus poros, então a pele pode ter um pouco mais de cobertura e os contornos da face podem ser um pouco mais pesados, sem deixar de lado a naturalidade. A boca, eu, Renata, acho que tem que se manter clara por causa dessa aura da noiva, que eu acho mais bonito. Mas isso vai depender muito do que a noiva quer. Ela pode usar também um batom escuro, não tem problema nenhum, desde que seja do estilo dela e o objetivo dela no dia. Isso é muito tranquilo. Na maquiagem tudo é conversado, tudo depende [risos].





- O que fazer para a pele não ficar brilhante nas fotos?

                   Outro probleminha que acontece é a pele que fica muito brilhante nas fotos, com excesso de óleo. Aí o ideal é usar produtos matificantes: usar um pó bem matte, usar uma base mais matte. Porém, tem noivas que gostam do efeito iluminado. Isso tudo é conversado e no dia do teste nós olhamos as referências para encontrar um meio termo entre o maquiador e o que a noiva quer. Nós conseguimos adaptar isso para diferentes estilos de maquiagem.


- Quais são as dicas para o ensaio pré-wedding?

Olha, eu acho que o ensaio pré-wedding tem que ser o mais natural possível. Realmente uma maquiagem que vai só te deixar numa versão melhor de você mesma. Então, uma base suave, uma correção de pele leve. No olho eu nem recomendo sombra, só o cílio mais leve pra ressaltar os olhos e um batom também levinho. Não acho que o pré-wedding seja o foco de uma maquiagem pesada, nada disso! Sem contar que, normalmente, os eventos de pré-wedding são fotografados em locais com muita natureza. Então, não combina você forçar uma beleza ou deixar uma maquiagem muito marcante em um lugar com muito verde, muita natureza. Não faz sentido, eu acho que não combina. Então, realmente, uma pele mais leve, cílios e só realçar mesmo a sua beleza.


- O que você acha do olho preto, bem marcado na maquiagem?

              Então, gente, o olho preto é muito polêmico. A maioria das pessoas acha que valoriza a beleza delas, mas é o contrário. O olho todo preto ou muito preto desvaloriza a beleza da pessoa, porque o olho some nas fotos. Então, as fotos não ficam boas, basicamente. O preto tem que ser usado com moderação, as pessoas precisam saber usar o preto. Ele é muito importante pra dar profundidade, pra marcar o côncavo e pra dar um formato bacana no olho, mas precisa ser usado com moderação. O olho todo preto, em foto, não fica legal. Se a pessoa quer um olho marcante, a gente consegue fazer isso com tons de marrom escuro e marrom claro, mas não necessariamente precisa do preto pra evidenciar os olhos. Isso tudo pode ser combinado e testado da melhor forma possível. A gente consegue fazer uma maquiagem marcante, que vai aparecer, mas sem abusar do preto, usando com moderação.  


- Quais são os cuidados da Make para as fotos com flash?

                     Então, normalmente o que acontece naquele “efeito fantasminha”, que todo mundo conhece, é o tom errado. O profissional que vai maquiar a noiva precisa ter bastante experiência, principalmente em pele negra. Em todas as peles, na verdade, mas principalmente na pele negra, porque ela pode ficar acinzentada e pode ‘’estourar’’ com o flash. Então, primeiro, a escolha das cores da base, do corretivo e de produtos de pele corretos. E segundo, o pó translúcido não pode ser usado. Aquele pozinho branco HD, que todo mundo acha que é legal para foto, normalmente é o vilão. Se ele for mal aplicado ou se for aplicado em grande quantidade, em excesso, ele vai estourar mesmo. Então, em primeiro lugar, escolha um profissional com experiência na área, que vai saber a técnica certa, e em segundo, escolha os produtos certos e as cores certas.


- Quais são as dicas para maquiagem em pele negra?

              Eu gosto de trabalhar com a pele negra, eu acho a cor muito bonita, mas ela tem que ser testada. No dia do teste, a gente tem que ver o que a noiva quer. Eu gosto de trabalhar com equilíbrio: se a boca está escura, os olhos tem que ser mais claros; se os olhos estão mais escuros, a boca tem que ser mais clara. Normalmente, eu acho mais bonito uma noiva negra com a boca em um tom um pouco mais forte, como por exemplo um tom rosa queimado, mais escuro. Elas já têm a boca um pouco mais carnuda, então eu acho que é algo que valoriza muito o rosto delas, sabe? Em relação aos olhos, vai depender se a noiva tem o olho pequeno, se ela tem o olho grande, vai depender do que pode ser ressaltado nela. Eu gosto mais da combinação de uma boca mais escura e olhos um pouco mais claros, mas vai depender do que a noiva quer. A gente também consegue fazer um olho mais escuro e a boca um pouco mais clara, a gente consegue ter esse equilíbrio, mas vai depender da noiva.


- Qual foi o seu aprendizado com as noivas?

                 O que eu percebi nesse tempo todo trabalhando com noivas é que o que elas mais querem é ser tratadas com carinho no dia mais importante da vida delas. Então, às vezes ela gosta do seu trabalho, viu as suas fotos, gostou das suas técnicas, mas o que ela realmente quer é ser bem tratada no dia do casamento dela. Por isso é tão importante ter essa relação com o seu maquiador, com o seu cabeleireiro. Conversar e mostrar o que você quer, sanar todas as suas dúvidas e ter essa relação de proximidade, para que o trabalho seja feito da melhor forma possível e o profissional consiga entregar o que você quer. Tudo isso com muito carinho, muito respeito e tudo que a gente pode oferecer de melhor.





Tá esperando o que pra entrar em contato e eternizar esse momento mágico e singular? 

Temos uma proposta que vc vai adorar!! 

                      https://bit.ly/2CVSII3

                       http://www.sebastianherrerafotografia.com/contato


Maquiagem:  Renata Trajano 

              Contato: (31) 999080789

              Instagram:  https://www.instagram.com/renatatrajanomakeup/